domingo, 2 de maio de 2010

Organizando as ideias... um resumo do que foi estudado nas GAE1, GAE2, GAE3 e GAE4

    1. Introdução à Programação

   A GAE1 foi o nosso primeiro contato com a linguagem de programação Pascal. Aprendemos a utilizar comandos básicos para desenhar figuras e também para criar, compilar e executar pequenos programas.
   Os desafios mais fáceis foram os do “passo a passo”, tais como o desenho de linhas e do quadrado. E o mais difícil foi o desafio da conversão das temperaturas. Mas, apesar de ser o mais trabalhoso dessa GAE, foi o desafio que eu mais gostei, em virtude de requerer mais cautela e também por ter uma aplicação mais prática. E eu não gostei muito do desafio 6, do Faça Você Mesmo.

   2. Programando seu Computador

   Desenvolvemos algoritmos como solução para a realização de tarefas apresentadas. Também podemos compreender as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de computador: elaboração do algoritmo; organização da estrutura de dados associada e a interface.
   O algoritmo para somar três números, por ser bem simples, foi um dos mais fáceis. Mas, no geral, os desafios tiveram um nível de dificuldade bem semelhante, não considero nenhum deles mais difícil. O que eu mais gostei foi o “desafio de olhos fechados” e o que eu menos gostei foi o desafio 4 do passo a passo.

   3. Explorando o Pascal

   Trabalhamos com os conceitos de variáveis e com o comando de repetição FOR. Cada variável está associada a um local de memória do computador; ela possui sua denominação (nome e tipo) e apresenta valores que tanto podem ser fixos, como podem variar no decorrer da execução do programa. E o FOR é uma estrutura que facilita a programação quando tempos que repetir comandos inúmeras vezes, seguindo um padrão.
   O desafio da máquina do tempo foi o que o mais gostei de fazer e o 4 do Faça você mesmo foi o que eu menos gostei. Da GAE3, os desafios mais fáceis foram o 2 e o 3 do passo a passo e, o mais difícil foi o desafio da máquina do tempo.

   4. Estruturas de Controle

   Conhecemos os conceitos de estruturas de controle de uma linguagem de programação e aprendemos a utilizar as seguintes estruturas:
   -Sequencial: caracteriza-se por um conjunto de instruções executadas sequencialmente e cada qual separada por um ponto-e-vírgula.
   -Repetitiva: usada quando será executado um conjunto de instruções com um padrão repetitivo. Os comandos são:
     for: executa um conjunto de instruções repetitivamente até que uma dada condição ocorra; aceita somente acréscimos de +1 ou -1.
     while: é uma estrutura de repetição mais geral, pois nele é possível implementar outros valores de acréscimos além de +1 e -1.
     repeat: executa repetidamente uma sequência de comandos até que uma dada condição seja verdadeira.
   - Alternativa: dependendo de uma condição, um conjunto de instruções é executado. Utiliza o comando IF-THEN-ELSE.
   Na GA4, o desafio mais difícil foi o programa para mostrar as estatísticas das idades de um conjunto de indivíduos, foi o que deu mais trabalho. E o mais fácil foi o desafio de calcular o troco de uma loja, foi um dos que eu menos gostei.
   O desafio 3, do Faça Você Mesmo, que permite fazer qualquer polígono regular dados o número e o comprimento dos seus lados foi o que eu mais gostei. Também gostei do programa para calcular a nota final de um aluno e determinar se ele foi ou não aprovado.

   Quanto à opinião sobre o desenvolvimento das aulas, os guias de estudo são boas ferramentas no acompanhamento da execução das atividades. Tem sido interessante o aprendizado da linguagem de programação.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Shift e Open doors



Ambos os jogos são interessantes, mas escolhi o "Open doors". Ele tem como objetivo levar um quadrado até o espaço demarcado com um X. Para isso, o jogador deve passar por diversas portas, abrindo-as em um sentido pré-determinado.
O jogo tem instruções simples e de fácil aprendizagem. Cabe ao participante usar de estratégias na combinação das portas, evitando que alguma impeça a passagem.

Meu primeiro desenho em Pascal


Um dos primeiros desenhos que eu fiz no Pascal foi a figura abaixo:

Os comandos para fazê-lo são:

begin

clrscr;
ul;
pfrente(200);
pdireita(90);
pfrente(200);
pdireita(90);
pfrente(200);
pdireita(90);
pfrente(200);
un;
pdireita(90);
pfrente(200);
ul;
pdireita(30);
pfrente(200);
pdireita(120);
pfrente(200);
dr;

end.

sábado, 20 de março de 2010

Estilos de Pensamento

Repeti o teste algumas vezes, com alterações sutis, e os resultados foram completamente diferentes. De fato, isso confirma que uma associação de características subjetivas não é capaz de definir uma personalidade. Mas, como o próprio resultado diz, o teste ajuda a refletir sobre nossas peculiaridades. Então, vamos à interpretação dos resultados!

Seqüencial Concreto (SC): 48
Realmente sou atenta aos detalhes e procuro realizar minhas atividades de maneira organizada. Mas, não penso que a realidade consiste apenas naquilo que podemos detectar através dos nossos sentidos físicos. Afinal, existem ideias e teorias muito consistentes e que jamais podemos ver, sentir...

Seqüencial Abstrato (SA): 48
A expansão de pontos-chave e de detalhes significantes é importante para mim. E, apesar de gostar muito de ler, o mundo do pensamento abstrato definitivamente não é o meu favorito, não tenho a menor vocação para a filosofia.

Aleatório Abstrato (AA): 32
Menor pontuação. Não me identifico muito com esse perfil, já que tenho preferência por ambientes mais estruturados.

Aleatório Concreto (AC): 48
Gosto de ver as situações por ângulos distintos. Quanto à preferência em trabalhar sozinha ou em equipe, penso que cada qual se vincula a uma situação diferente. Em determinados casos, o trabalho individual é fundamental para o aprendizado e descoberta de novas habilidades. Mas a exploração de novos pontos de vista, em conjunto, também é enriquecedora.